quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

preconceito (pre-con-cei-to)s. m.  fôrma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado. O preconceito existe em relação a quase tudo e varia em intensidade da distorção moderada a um erro total.

Diante disso, que não foi eu que disse, é a definição da língua portuguesa e tudo mais, eu me pergunto por que tem tanta gente que faz dessa palavra torpe, seu modo de vida. Tipo, eu não tô dizendo que não sou preconceituosa de jeito nenhum, não. Eu tenho os meus também, e muitos, o que eu quero dizer que ao menos eu os assumo, e sei que as minhas verdades não são as únicas, que a qualquer momento uma teoria mais completa ou uma opinião mais bem formulada sobre determinada pessoa ou assunto, podem me fazer rever meus conceitos. Pois é justamente nesse ponto que considero os piores preconceituosos, aqueles nocivos sabe? Que machucam as outras pessoas ( verbalmente e fisicamente falando) com o que eles pensam: tipo, eu não sou obrigada a concordar com a orientação sexual das pessoas, ou com o time que elas torcem, ou com a cor da pele delas, mas de forma alguma eu tenho direito de julgar que elas estão certas ou erradas, ou são melhores ou piores que eu, longe de mim, acho que tem muita coisa nessa vida pra eu aprender com os outros pra julgá-los assim. E sabe, eu não tenho nada a ver com as escolhas alheias, eu já corto um dobrado pra lidar com as minhas, se fosse pensar nos demais, acho que viveria uma ilusão, concordam?

Desse modo, acho que isso foi um desabafo mesmo, sei lá, não gosto de falar tão objetivamente aqui, mas volta e meia eu falo de solidão, amor, tristeza, incompreensão e tudo mais, mas no fundo o que eu vejo nesse mundinho tenso que a gente vive é um caos tremendo, pessoas se destruindo, espalhando infelicidade, desunião, e do meu ponto de vista, tudo baseados em julgamentos, preconceitos. Seja o preconceito de uma potencia mundial ao achar que um país menor não consegue administrar suas riquezas e acaba provocando conflitos a fim de 'ensinar' esse país a ser melhor - leia-se: explorá-lo e dominálo- ou aquele playboy careca e tatuado que acha que gays , nordestinos e negros tem alguma dívida com ele, o caucasiano, e sendo devedor, deve pagar 'na base da porrada' mesmo.

Sabe, o preconceito tem vários niveis e faces, mas todas são igualmente cruéis, todas ferem o direito das pessoas de serem o que são sem precisar ter medo de serem retalhadas. Fere também o maior direito que as pessoas tem, que não pagam impostos por ele, nem coisas do tipo, fere a liberdade de cada um. E eu, sinceramente não estou disposta a ser 'presa' por qualquer um, alguém que olhe pra minha pele e se ache no direito de me juulgar, pra me conhecer e conhecer qualquer um, é válido olhar através da pele, das roupas, dos esteriótipos. O  que define uma pessoa de fato, é que ela traz dentro dela, inerente a preconceitos e julgamentos. Tenho dito.

Nayara Alexandra

Um comentário:

  1. Olá, gostei mto do seu texto e comartilhei no meu face, tenho frequentado menos blog, mas toda vez que entro atualizo o que não li dos seus textos. bjs!

    ResponderExcluir