domingo, 17 de abril de 2011

Você já mentiu hoje?

Analisando as relações e as pessoas, chego sempre a conclusão de que não há uma se quer que não seja baseada em mentiras.Isso mesmo, não estranhem, mesmo que, hum como é  que a gente fala? Ah, 'uma mentirinha boa', ou foi com a 'melhor das intenções', a melhor, 'foi pra te proteger benzinho'. Estranho pensar que uma mentira pode proteger alguém. Mas talvez possa, porque as vezes a verdade é tão assustadora que a gente se prende a qualquer sombra de justificativa, pra tentar sofrer menos, ou ser mais feliz.
Eu acho que é natural do ser humano. Mesmo que existam pessoas mais éticas que não usam desse artificio com tanta frequência como outras, (e sim existem muitas pessoas assim, graças a Deus), a maioria de nós mente desde da hora que acorda, começando pelo bom dia.
Apesar disso acho que o mundo não se sustentaria sem essas relações de mentiras, mesmo as menorzinhas e  'inocentes'.As pessoas não são preparadas pra verdade, é muito menos doloroso acreditar naquilo que nos convém, que nos agrada, geralmente, e a história prova isso, algumas verdades que ferem o ego e o interesse da maioria são reprimidas, julgadas.
Se não fosse assim a inquisição não teria matado tanta gente por elas acreditarem em 'verdades' diferentes da que pregava a  igreja, ou a nossa ditadura militar não teria usurpado a liberdade de tantos revolucionários que tentaram mostrar a verdade a sociedade.
Como eu disse,não estamos preparados pra verdade e também não consigo imaginar como seria o mundo se não houvessem mentiras, ou se pelo menos as pessoas conseguissem reduzir a sua cota de emissão no meio ambiente( é,mentiras também poluem, só que algo bem mais profundo que os mares e mais denso que as florestas; polue a mente das pessoas, e sabe Deus o estrago que fazem por lá).Será que existiria menos violência, menos preconceito? Ou os relacionamentos seriam mais plenos e duradouros?
SINCERAMENTE, eu não faço idéia. Mas eu tento fazer minha parte, assim eu minto, muito até,mas boa parte das minhas mentiras, acredite você ou não, mantém as pessoas que eu mais amo 'felizes', apesar de eu ter consciência que elas merecem a verdade, e que um dia darei isso a elas. Ao menos eu tenho consciência da minha covardia. Tanta gente mente de graça né? No entanto, hoje eu ainda não falei nenhuma mentira(será?). E você, já mentiu hoje?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário